h1

Seu relacionamento tem potencial para ser duradouro?

24 de Janeiro de 2012

“E foram felizes para sempre”. Será que essa frase faz parte de sua vida conjugal? Seu relacionamento está no caminho certo? E se não estiver, tem como fazer algo no presente que altere o futuro? Essas e outras perguntas não saem da nossa cabeça, principalmente quando passamos por alguma dificuldade na vida a dois. “Quem nunca repensou o casamento ou namoro? Na verdade, o que eu digo em consultório é que o melhor não é imaginar em como estarão amanhã e sim, ter no momento, atividades saudáveis que reguem aquela relação de maneira a torná-la cada vez mais cúmplice, gostosa e profunda”, diz Eliete Matielo, psicoterapeuta clínica especializada em relacionamentos afetivos.

 

Após 10 anos de atuação na área de relacionamento amoroso, a especialista afirma que alguns sinais já são dados no início do relacionamento. “A mulher monta na sua cabeça um castelo de ilusões, quando percebe em algum ponto uma incompatibilidade de gênios ou ideias. Diferente do homem que é objetivo, ela idealiza o sonho do parceiro ideal e isso prejudica o entendimento do casal e sabota a durabilidade da relação, consequentemente, já que gera expectativa por parte de um e frustração do lado do outro”, diz.

 

Eliete cita quatro dicas que podem ajudar o casal a prolongar a relação, de maneira agradável:

 

1-    Tchau, rotina! “A mulher precisa aprender que o fato de casar-se não é sinônimo de desleixo. A maioria delas, depois que se casa, deixa de se cuidar e coloca a vaidade de lado. O parceiro sente isso e ambos perdem um pouco do desejo. Isso não pode acontecer. Se você quer um relacionamento duradouro, invista em surpreender ao outro, em ser vaidoso, em cuidar-se e cultivar carinhos”.

2-    Dê asas à imaginação. “O sexo é parte vital no relacionamento e os homens, principalmente, dão muita importância a esse quesito. Por isso, invista em novidades que agradem ambos os lados. Comece comprando uma lingerie mais ousada, depois um creme para aplicar a dois e finalmente, um brinquedo. Dessa maneira você demonstra para ele que está investindo no relacionamento, que é uma pessoa aberta a experiências ao seu lado, ou seja, acaba passando a mensagem que ele não precisa procurar fora já que tem alguém criativo a seu lado”.

3-    Mostre-se flexível. “O grande segredo de um relacionamento está em equilibrar atitudes. O que seria do amarelo se todos preferissem o vermelho? Nada de ser radical, você pode ser flexível e gentil vez ou outra para agradar ao parceiro ou parceira e ganhar com isso. Essa conduta só alimenta a felicidade entre os dois, já que o outro sabe que você está abrindo mão de algo porque sabe o quanto aquilo é importante para ele ou ela. Não há mal em ceder de vez em quando, acredite!”.

4-    Respeite a individualidade. “Geralmente os casais se desentendem por não absorverem que, mesmo estando juntos, precisam de momentos individuais de diversão ou lazer para que a vida social avance e aconteça também o desenvolvimento humano. A mulher pode e deve ir ao salão ou compras com as amigas e o homem necessita encontrar os amigos para tomar uma cerveja ou jogar futebol. Permitir isso só torna o relacionamento mais forte e prazeroso”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: