h1

Eles mentem mais que elas? Estudo afirma que sim

7 de Junho de 2010

Saiba o que dizem os especialistas sobre a mentira nos relacionamentos

Por Renata Rode

 

Sim, eles mentem mais, principalmente em relacionamentos online. É o que afirma uma pesquisa publicada nos Estados Unidos. O estudo, coordenado por Jeffrey Hall, professor de estudos da comunicação no Kansas afirma no site da “Journal of Social and Personal Relationships”. Conectados, os candidatos mentem sobre idade e condição social, na tentativa de engatar uma conquista. Mas a mentira não pára por aí. Quem nunca assistiu à campanha de uma marca famosa de cerveja que afirma que o melhor, é ser não tão sincero com a parceira? Sim, desde cedo eles são treinados a mentir, com aquela velha máxima “de que homem não chora”…

Para Carlos Augusto Galvão, psiquiatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os meninos são criados com extremo machismo desde a infância. “Eles já são criados com a ideia machista de que a masculinidade permite com que o homem tenha uma maior variedade de parceiras. Isso ajuda e faz com que mintam mais”, explica.

O especialista afirma que homens traem mais as mulheres por questões biológicas, então, certamente, eles acabam sendo mais mentirosos sim. “O pensamento masculino é muito mais influenciado pelo instinto sexual que o feminino. Mas quando se trata de mentir, o homem tende a subestimar a capacidade da mulher de “engolir” a inverdade”, fala Carlos.

“Não vejo problemas em mentir quando a mentira tem um bom propósito. Por exemplo, quando uma mulher pergunta ‘Você acha que estou gorda?’, o homem deve responder na lata: ‘Não! Você está linda’ mesmo que não esteja”, diz S. B., 33 anos, assessor de imprensa, SP

Historicamente, o homem sempre foi mais valorizado que a mulher e ela, por sua vez, tende a ser mais condescendente com mentiras masculinas do que femininas. “Essa reação é cultural. Ainda que hoje o machismo seja bem brando em comparação ao passado, uma traição masculina ainda é vista com olhos muito diferentes do que uma traição feminina” declara Mariana Matos, psicóloga do site de relacionamento Par Perfeito, psicoterapeuta, doutora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC do Rio de Janeiro.

Eles sabem mentir?

“Eu já sei quando meu marido está mentindo porque ele começa a enrolar a conversa e se perde nos fatos. Então, eu me finjo de boba porque sei que são mentirinhas bestas, que não chegam a uma traição em si. Ele não seria capaz de fazer isso e forjar ou sustentar uma mentira por muito tempo”, diz L. M., 27, administradora de empresas, casada há oito anos.  O casal, que vive em São Paulo, diz que é feliz e, S. N., 37, advogado, diz que nunca mente para a esposa.

A especialista Mariana Matos não concorda com a afirmação da paulistana, de que o homem não sabe nem consegue mentir. “Há homens que passam uma vida inteira tendo duas famílias, sem que uma saiba da outra. Por isso, acho que é um erro pensar que os homens não sabem mentir. Tudo depende da pessoa e do contexto de sua vida. A generalização – ‘homens fazem x e  mulheres fazem y’-  costuma nos levar a ideias estereotipadas sobre homens e mulheres, que talvez sejam ainda herança do antigo machismo”, alerta.
“Eu acho que a mulher mente mais do que o homem, porque nós não sabemos mentir e a mulher, é especialista em falar o que lhe convém”, diz A. G., 24, produtor editorial, Bauru, SP

A verdade é que homens e mulheres mentem sobre coisas diferentes, em contextos diferentes.  Quando o assunto é aparência (própria ou dos outros) é mais comum ver mulheres mentindo. “Quantas vezes no cotidiano vemos mulheres elogiarem as roupas ou os cabelos de outra mulher e, assim que viram as costas, falam mal do que acabaram de ver? Ao mesmo tempo, homens tendem a mentir mais quando falam de sexo. Quantos homens criticam seu próprio desempenho sexual, ainda que, no íntimo, tenham críticas a fazer?  Dessa maneira, a questão não seria exatamente quem mente mais, mas em que contextos cada um mente”, defende Mariana.

“Acho normal que o homem minta mais… pura e simplesmente porque o homem tem a mania de achar que é mais macho se pegar outras mulheres… Afinal, se uma mulher dá bola e ele não faz nada é hostilizado pelos amigos e, normalmente, não agüenta a pressão”, W. G., 26, jornalista

 

One comment

  1. Eu nao mento porque minha esposa saca na hora. Mas menti o tempo todo acho que ela me trai



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: